NotíciasTelecom

Quanto tempo os dados ficam no Facebook após uma conta ser excluída?

Quanto tempo o Facebook guarda dados de contas excluídas?
O Facebook guarda por quanto tempo os dados de uma conta já excluída? Se uma pessoa entrar com processo e esta conta já ter sido apagada, tem como por via judicial descobrir os dados cadastrais e IP da mesma? Isso leva quando tempo depois do Facebook já ter sido intimado? – Thaiane Fontoura

Os prazos em processos judiciais podem variar muito e a disponibilidade dos dados dependerá também do que for solicitado.

Mas os prazos do Facebook para a guarda de dados são informados pela própria rede social. Quando uma conta é excluída, pode levar até 90 dias para que todos os dados sejam realmente eliminados da plataforma. Mas esses “dados” são apenas as informações pessoais, não informações de rede (como o endereço IP).

O Marco Civil da Internet estipula que certas informações sobre uso de aplicações de internet (o Facebook, nesse caso, é uma “aplicação”) precisam ser guardados por no mínimo seis meses. Ou seja, mesmo que fotos e outras informações antigas do perfil sejam excluídas em até 90 dias, o Facebook ainda teria que manter — ao menos se estiver seguindo a lei brasileira — dados cadastrais e de acesso por um mínimo de seis meses.

O Facebook reconhece que mantém esses “dados de log” e não informa um prazo para apagá-los. A plataforma apenas promete que esses dados, se mantidos, são “desvinculados de qualquer informação pessoal”.

É bom lembrar que muitas pessoas não excluem suas contas, mas sim “desativam”. Nesse procedimento, o perfil não fica mais visível e aparentemente foi apagado, mas os dados permanecem por tempo indeterminado na rede social, permitindo que a conta seja reativada a qualquer momento.

Vale a pena saber: Excluir a conta do Facebook não exclui mensagens privadas enviadas para outras pessoas. Essas mensagens contam como informações de quem as recebe e só o destinatário pode escolher quando apagá-las.

Celular com Wi-Fi ‘roteado’ fica vulnerável?
Se eu estiver roteando internet do meu celular e alguém se conectar, essa pessoa pode invadir meu aparelho? – Sofia Lemes

De forma alguma. Se isso for possível, é porque o aparelho teria algum defeito (vulnerabilidade). Usar o celular como roteador Wi-Fi para compartilhar a conexão não deve expor o aparelho a qualquer ataque.

Vale a pena saber: Não deixe de configurar uma senha no Wi-Fi compartilhado do seu telefone.

Todas as atualizações — independentemente do que elas corrigem — devem ser instaladas. Por isso, é importante checar por atualizações e instalar tudo o que estiver pendente no painel de atualizações do Windows.

Se você realmente precisa baixar apenas a atualização que corrige a grave falha “BlueKeep”, o identificador dela é “CVE-2019-0708”. Os links para download estão no site da Microsoft aqui (para Windows Vista, 2003 e XP) e aqui (para Windows 7 e 2008).

Vale a pena saber: A Microsoft não mais disponibiliza atualizações que corrigem falhas específicas. Agora, a empresa reúne tudo em pacotes mensais que devem ser instalados por inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.