NotíciasTelecom

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a realização de uma consulta pública, por 45 dias, de dois ajustes no regulamento que trata de equipamentos de radiação restrita e que miram em novas frequências e no aumento de potência dos aparelhos de WiFi.

Um dos ajustes torna mais simples a atualização de restrições técnicas, como a tabela de restrições de potência de determinada faixa de radiofrequência. A mudança permite alterações pela superintendência de outorgas e recursos à prestação da Anatel (SOR). Hoje, qualquer mudança precisa passar pelo Conselho Diretor.

O movimento tem como consequência a ideia antecipada pelo gerente de espectro da agência, Agostinho Linhares, em entrevista ao Convergência Digital, de aumentar a potência dos equipamentos WiFi na faixa de 5150 a 5250 MHz. “Hoje temos uma limitação de 200 miliwatts nessa faixa, limitando o uso apenas indoor, sendo que na faixa superior temos possibilidade de uso de até 1 Watt de potência”, revelou à época.

O segundo ajuste proposto no regulamento é a revisão da tabela de restrições de uso para “adequação ao adendo do padrão IEEE 802.11, denominado IEEE 802.11ad”. Na prática, significa permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 GHz (64 a 70 GHz), “conjunto de protocolos de comunicações sem fio conhecido como WiGig ou, alternativamente, Wi-Fi 60 GHz”. Segundo aponta a Anatel, “os dispositivos que operam na frequência de 60 GHz são capazes de realizar transmissões de dados com velocidades de até 7 Gbps”.

Fonte: Convergência Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.