Mozilla planeja ativar o DoH (DNS sobre HTTPS) por padrão no Firefox

A empresa garantiu em seu blog que “a maioria de nossos usuários se beneficiará da maior proteção do tráfego DNS criptografado”, mas também houve um reconhecimento em parte da reação contra a nova tecnologia.

“Quando o DoH estiver ativado”, acrescentou, “os usuários serão notificados e terão a oportunidade de optar por não utilizar o serviço de criptografia”.

O sistema de nomes de domínio (DNS) da Internet é um dos seus maiores pontos fortes e também um dos seus maiores pontos fracos. Como endereços IP de tráfego aberto e atividades de navegação podem ser analisados ??e suas solicitações interceptadas e manipuladas.

Mas com cada vez mais o que é feito on-line sendo criptografado, o próprio ato de acessar sites específicos também pode ser criptografado. É disso que se trata o DNS sobre HTTPS (DoH), ignorando servidores de nomes DNS mantidos localmente, enviando tráfego criptografado para um servidor central.

O DoH criptografa os endereços dos sites, ignorando os ISPs (Internet Service Providers) e conectando-se diretamente aos servidores de nomes centrais provavelmente gerenciados pelas empresas por trás dos próprios navegadores.
Isso significa que o tráfego não pode ser invadido. Mas isso também significa que muitas das ferramentas de filtragem e proteção existentes hoje, geralmente administradas pelos ISPs, não funcionarão mais. E isso é um tanto quanto controverso.

O medo é que essas ferramentas possam desaparecer com essas mudanças. Os provedores de serviços de Internet e o software de proteção à criança que mantêm listas de sites perigosos e proibidos, por exemplo.

A tecnologia já existe e pode ser usada pelo usuário final desde 2017 no Firefox, direto em seu navegador. Mas uma coisa é certa, a tecnologia de privacidade DNS sobre HTTPS (DoH), não é apoiada somente pela Mozilla, a Google e o Cloudflare também estão na lista de apoiadores. Tornar o DoH padrão nos navegadores tornará a vigilância na Internet muito mais difícil.

(Oficina da Net)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *