NotíciasTelecom

TIM planeja rede experimental 5G em São Paulo até final do ano

A TIM anunciou mais um local de testes para a futura tecnologia 5G: em São Paulo, no espaço Cubo Itaú. Segundo informou a operadora nesta sexta-feira, 20, a Anatel concedeu a licença específica para a rede experimental em teste, que deverá acontecer até o final do ano e em parceria com a fornecedora Ericsson. A frequência utilizada é a de 3,5 GHz – a mesma escolhida para os outros testes em Santa Catarina e Santa Rita do Sapucaí (MG).

No mesmo local, a TIM já ativou a rede NB-IoT para o desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas com baixo consumo de energia e grande alcance de cobertura. A operadora já tem uma parceria de quatro anos com o Cubo. Na ocasião do anúncio nesta sexta, durante o evento Cubo Conecta 2019, a empresa também apresentou “experiências de alta performance na rede 4G em parceria com a Ericsson” – ou seja, soluções de IoT, indústria 4.0, realidade aumentada (AR) e baixa latência. Todas essas poderão ser potencializadas com 5G, afirma a tele.

Somente no último ano de parceria, a TIM avaliou mais de 200 soluções, lançando mais de 30 desafios para startups do Cubo. Além disso, organizou mais de 20 pitches de inovação e dez provas de conceito com startups. A operadora acabou selecionando algumas dessas jovens empresas para parcerias, como foi o caso da Intelipos, que fornece soluções que integram de forma inteligente a cadeia logística; e a Enjoy, que utilizará conectividade IoT para automação de bebidas “on tap”. A empresa diz que, no mesmo período, “quase uma centena” de funcionários das áreas de compras, sustentabilidade, governança, financeiro, logística, RH, comercial, marketing, atendimento e tecnologia passaram pelo espaço.

(Teletime)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.