NotíciasTelecom

Piauí avança em instalação de internet via fibra para 98 municípios

Projeto do governo deve impulsionar serviços públicos e levar internet gratuita para a população.

O Governo do Piauí tem um objetivo: instalar 1.500 pontos de acesso à internet via fibra ótica no prazo de dois anos. A ideia é beneficiar toda a população e promover uma melhoria significativa para os serviços públicos, que serão digitalizados. Trata-se de uma iniciativa do “Piauí Conectado”, parceria público-privada.

Há um investimento em cinco mil quilômetros de fibra ótica em 98 municípios e o projeto avança, a cada dia, com o cumprimento das metas estabelecidas. Diversos piauienses, assim como órgãos públicos, já aproveitam uma conexão de 30 Mbps.

Redes públicas de Wi-fi serão instaladas em praças públicas e promoverão o acesso para toda a população.

Desde que começou a ser implantado, o Piauí Conectado gerou empregos, renda e transformou positivamente a vida da população. Ao todo, 109 pessoas já foram empregadas direta e indiretamente pelo projeto.

Cabistas, conectores, profissionais de TI, projetistas de rede e toda a parte administrativa foram beneficiadas. A projeção é que o número cresça.

Até mesmo a realidade das escolas foi transformada. Em uma instituição em Campo Maior, a internet passou de 2 Mb para 30 Mb. Com isso, os alunos ganharam recursos tecnológicos para aprendizagem.

A reprodução de vídeos do YouTube foi facilitada e a internet foi expandida para toda a escola e não ficou restrita apenas ao laboratório de informática. Até mesmo ferramentas de programação que poderão ser úteis no mercado de trabalho já são ensinadas aos alunos.

(Governo do Piauí)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.