NotíciasTelecom

Operadoras, Enel e Procon assinam acordo para dar início à limpeza dos postes em SP

Foi assinado hoje um acordo de cooperação entre as operadoras Vivo, Oi, Tim, Claro, com a participação da Telcomp, o Procon-SP e a Enel Distribuição para um esforço conjunto que acabe com a fiação irregular nos postes da cidade de São Paulo. A previsão para o encerramento da primeira etapa da chamada “Operação Gambiarra”é 20 de janeiro e serão removidas as fiações de cerca de 1.800 postes em uma área nobre da capital paulista.

Segundo representante da Enel, as empresas de telecomunicações terão que ordenar todos os seus cabos em seis pontos por grupo econômico. Também terão que instalar equipamentos em local adequado, os cabos não devem estar em nenhuma situação emergencial, situação de risco a população ou em proximidade com rede energizada.

A distribuidora de energia atuará removendo os fios irregulares e clandestinos (que não possuem contrato com a distribuidora) para que as empresas de telecomunicações tenham espaço para adequar suas redes.

Os trabalhos de “limpeza” iniciam na noite dessa segunda-feira (14/10), na Avenida 23 de Maio. Depois envolverá as avenidas Pedro Álvares Cabral, Brasil, Rebouças, 9 de Julho até a Rua José Maria Lisboa, descendo para toda a região do Paraíso, mais a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Na semana passada, o governador de São Paulo, João Dória, ao lado do CEO global da Enel, Francesco Starace, anunciou um projeto de transformação de toda a rede elétrica do estado. A ideia, afirmou, é implementar mais cabos subterrâneos, novas tecnologias e inteligência artificial para eliminar postes e fios na região metropolitana da cidade.

Para esse projeto, o investimento inicial previsto é de R$ 125 milhões e a conclusão total deve levar até dois anos. Starace, por sua vez, disse na ocasião que se trata de uma jornada longa que depende do planejamento feito junto às autoridades.

O relacionamento dos provedores regionais com as distribuidoras de energia elétrica no que se refere ao uso dos postes já sofreu altos e baixos principalmente no que diz respeito à aplicação do preço de referência estabelecido pela Aneel e Anatel mas que em muitos casos não foi aplicado, o que dificultou as negociações. Está sendo aguardada para o próximo ano uma nova versão do regulamento para o compartilhamento dos postes.

(PontoISP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.