NotíciasTelecom

Oracle lança ferramenta gratuita para monitorar a segurança de roteamento da Internet

A Oracle lançou uma ferramenta gratuita que mostra o desempenho dos IXPs (Internet Exchange Points), ou seja, serve para monitorar a segurança de roteamento da Internet ao filtrar informações incorretas ou mal-intencionadas de roteamento de tráfego que podem levar a grandes interrupções na Internet.

Entretanto, ele chega para ajudar um IXP a identificar e solucionar lacunas em seus recursos de filtragem de rotas, proporcionando ao público em geral uma visão do papel do IXP em manter a Internet segura.

Um IXP roteia o tráfego entre diferentes redes ISP. É um local físico que contém vários comutadores de rede que vinculam perfeitamente a rede de um provedor de serviços a outro.

Por que monitorar a segurança de roteamento da Internet?

Então, o novo IXP Filter Check da Oracle faz parte de uma ampla iniciativa chamada MANRS (Normas Mútuas de Acordo para Segurança de Roteamento), projetada para reforçar a segurança de roteamento da Internet.

No início deste ano, o tráfego pertencente aos principais clientes do Cloudflare acabou sendo roteado pela rede de uma pequena empresa na Pensilvânia.

A má orientação fez com que muitos sites na Cloudflare e vários outros provedores de serviços ficassem indisponíveis em grandes seções da Internet por cerca de duas horas.

Tais interrupções geralmente foram causadas por erros de configuração relativamente pequenos.

O tráfego do Google, por exemplo, foi mal direcionado porque um pequeno ISP nigeriano acidentalmente “anunciou” as informações de roteamento incorretas para vários IPs do Google. Daí, a China Telecom – um dos “pares” da rede de provedores de internet da Nigéria – aceitou as informações de roteamento incorretas e as propagou amplamente pela Internet.

(Sempre Update)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.