NotíciasTelecom

Elétrica Enel estuda lançar a Ufinet, rede neutra de telecom, em SP

A Ufinet, uma rede neutra de banda larga que já está presente em 14 países (dos quais pelo menos quatro na América Latina) estuda se instalar no Brasil, inicialmente na cidade de São Paulo, informou hoje, 13, Stefano Lorenzi, chairman executivo da empresa, em workshop promovido pela Anatel, em Brasília. “Estamos estudando São Paulo, mas ainda não tomamos a decisão”, afirmou.

Conforme o executivo, a construção de uma rede neutra de banda larga representa, efetivamente, uma rede totalmente compartilhada com custo unitário duas a três vezes mais baixo, a depender do nível do compartilhamento. “É um modelo interessante de competição, pois faz cair o Capex (investimentos)”, afirmou.

Segundo ele, nos outros países onde a empresa já atua – na Argentina a Enel comprou a Ufinet, operadora que prestava serviço B2B- a expectativa é de o pay back dos investimentos ocorrer entre 5 a 10 anos. “Mas a rede tem que ser realmente neutra, por isso, é uma empresa só de infraestrutura, e não vende para o cliente final”.

Na Itália, o projeto mais ambicioso do grupo, que é o de construir essa rede de FTTH (fibra óptica até a residências) em 100 cidades, para atingir 19 milhões de residências e 85% dos italianos, terá investimentos estimados de 3 bilhões de euros. “Estamos usando arquitetura aberta, venda de fibra apagada ou acesa, bit stream ou qualquer modelo de compartilhamento. E o pagamento é pelo consumo”, afirmou.

Lorenzi respondeu ainda ao receio apontados na reunião de que aqui, como a Enel é também a principal concessionária de energia de São Paulo, a ocupação dos postes por essa rede deixaria de ser “neutra”. Para ele, essa discriminação favorável não existirá, pois a Unifet. nas outras cidades onde a Enel é também atuante, segue as mesmas regras do mercado. A Enel possui 21% do capital dessa empresa de infraestrutura.

(PontoISP)

One thought on “Elétrica Enel estuda lançar a Ufinet, rede neutra de telecom, em SP

  • Ricardo Toscano

    na quaidade de consumidor,atuande na area de telecom ,gostaria de saber como faço paea falar com o departamento finnceiro que atende empresas multadas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.