NotíciasProvedoresTelecom

Fundadores do Google desistem de ser os ‘Buffett’ da tecnologia

Larry Page e Sergey Brin criaram a holding Alphabet em 2015 para terem mais tempo para investir em novos negócios de tecnologia e deixar o Google sob o comando de Sundar Pichai. O modelo foi inspirado na abordagem de Buffett de alocar capital para negócios díspares e deixar que CEO independentes decidam como executar as operações.

Na terça-feira, os fundadores do Google desmontaram de vez esta estrutura ao nomear Pichai como CEO do Google e da Alphabet. Pichai já estava ocupado a gerir os gigantescos negócios de publicidade digital do Google e a responder a investigações de reguladores de concorrência, ataques de políticos e protestos de funcionários. Agora os carros autónomos, projetos de assistência médica, cidades digitais, drones de entrega e balões provedores de Internet também são problemas de Pichai.

Para muitos na empresa, o objetivo e a estrutura da Alphabet nunca foram realmente claros. Colocar o presidente do Google, que responde por mais de 99% das receitas da Alphabet, à frente da holding poderia questionar todo o objetivo da Alphabet, afirmou um ex-funcionário sénior do Google. Outro ex-executivo do Google disse que a mudança deve colocar ainda mais pressão sobre Pichai. Os dois executivos não quiseram ser identificados.

Do ponto de vista financeiro, foi uma vitória para a Alphabet, pois mostrou aos investidores que a empresa não estava a gastar muito em projetos ambiciosos exploratórios, destacando a enorme rentabilidade do Google.

Porém, operacionalmente, a estrutura é quase sempre tumultuada, com dificuldades de criar um negócio remotamente próximo ao Google em tamanho e escopo. Coletivamente, as “outras apostas” da empresa, que incluem a unidade de veículos autónomos da Waymo e tecnologia de assistência médica Verily, tiveram prejuízo de 3,4 mil milhões de dólares em 2018 e quase mil milhões de dólares no último trimestre.

(Google Founders Give Up on Being the Warren Buffett of Tech)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.