NotíciasTelecom

Firefox anuncia parceria para fornecer serviços DNS criptografados

Nesta quinta-feira (19), o Firefox anunciou uma nova parceria com o NextDNS para fornecer aos usuários do Firefox serviços DNS criptografados, seguros e privados, por meio do chamado Trusted Recursive Resolver Program. A empresa disse, em seu blog oficial, que se comprometeu a colocar a privacidade do usuário em primeiro lugar nos esforços para modernizar o DNS.

Por mais de 30 anos, o DNS serviu como um mecanismo essencial para acessar sites e serviços na web. Ele traduz nomes que conhecemos como www.firefox.com em endereços numéricos da Internet que um computador entende, e quase todas as atividades na Internet começam com uma solicitação de DNS. Trata-se de uma das partes mais antigas da arquitetura da Internet e permanece praticamente intocada pelos esforços para tornar a Web mais segura e privada. Atores maliciosos podem espionar ou adulterar a atividade de navegação dos usuários e os provedores de DNS, incluindo provedores de serviços de Internet, e com isso podem coletar e monetizar a atividade de navegação de um usuário.

Nos últimos dois anos, o Firefox, em parceria com outras partes interessadas do setor, vem trabalhando para desenvolver, padronizar e implantar DNS sobre HTTPs (DoH). O DoH tem como objetivo proteger a mesma atividade de navegação contra interceptação e manipulação. “Para a maioria dos usuários, é muito difícil saber para onde vão as solicitações de DNS e o que o resolvedor está fazendo com eles”, disse Eric Rescorla, CTO do Firefox. “O programa Trusted Recursive Resolver do Firefox permite que a Mozilla negocie com fornecedores em seu nome e exija que eles tenham políticas de privacidade fortes antes de manipular seus dados de DNS. Estamos entusiasmados por ter o NextDNS em parceria conosco em nosso trabalho para colocar as pessoas de volta no controle de seus dados e privacidade online”.

A empresa assegura, em seu blog, que o programa visa limitar a coleta e retenção de dados do resolvedor, garantir transparência para qualquer retenção de dados que ocorra e limitar qualquer uso potencial do resolvedor para bloquear o acesso ou modificar o conteúdo.

(Blog Mozilla)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.