NotíciasTelecom

Fabricantes de eletrônicos de Manaus só têm estoque de componentes para 15 dias

Os fabricantes de equipamentos eletrônicos instalados na Zona Franca de Manaus só têm estoque de componentes para as duas primeiras semanas de março, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Amazonas (Sindmetal-AM), conforme relato do jornal A Crítica.

Segundo afirmou o presidente do Sindmetal-AM, Waldemir Santana, várias empresas estão procurando o sindicato para avisar que se não houver novos embarques de insumos da China até 15/3 será preciso adotar regimes de férias coletivas ou licença remunerada.

“Quase 50 empresas do polo industrial estudam essa possibilidade, a grande maioria das empresas são do setor de eletroeletrônico”, afirmou Santana ao jornal manauara.

Segundo levantamento da indústria, por conta da epidemia de Coronavírus 57% das fabricantes de eletroeletrônicos e de tecnologia da informação no Brasil já sofrem problemas para receber componentes chineses e a produção de celulares e computadores são as mais afetadas.

Segundo o Centro da Indústria do Estado do Amazonas, mais de 90% dos insumos de eletrônicos e de outros produtos que utilizam componentes eletrônicos são produzidos na China. “Já existe diferenças de níveis de estoque das empresas. Quanto mais tempo demorar para normalizar a situação na China, a produção e o abastecimento do mercado mundial maior é o risco de paralisação das empresas do PIM. A maioria das fábricas tem o estoque em torno de um mês e as empresas da China já estão há quatro semanas paradas”.

(Convergência Digital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.