NotíciasTelecom

Ataque cibernético estrangeiro atinge Austrália, diz primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou nesta sexta-feira (19, horário local) que instituições do governo local e outras organizações, inclusive empresas, sofreram ataque cibernético. Segundo ele, a ação foi feita por hackers com conexão com “estados estrangeiros”, mas não detalhou qual país poderia estar envolvido.

De acordo com a emissora australiana ABC, Morrison disse que o ataque hacker atingiu o governo, as indústrias, organizações políticas, instituições de educação e saúde — inclusive fornecedores de serviços essenciais e de infra-estrutura.

“Sabemos que é um ator cibernético sofisticado om base em um estado por causa do tamanho e da natureza dos alvos e pelo de tipo de ferramenta usada”, afirmou o primeiro-ministro.
Morrison alegou que “nenhuma brecha de larga escala” de informações pessoais de australianos vazou. Porém, ele disse que a ação maliciosa justificava o aviso. “É por isso que estamos abordando esse assunto, para aumentar o cuidado com isso.”

“Esse fato apresentado pelas ameaças não são surpresa no mundo em que vivemos agora”, acrescentou o premiê.
Segundo a emissora britânica BBC, os sistemas de computadores de partidos políticos e o Parlamento australianos foram atingidos por uma “intrusão maliciosa” por “sofisticados agentes de estado”.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.