IX-Fortaleza o ponto de troca de tráfego que mais cresce no Brasil

A cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, vem se destacando como HUB Tecnológico, atraindo investimentos de grandes empresas do setor de telecomunicações e data centers. Fortaleza é o segundo maior ponto de interconexão de cabos submarinos do mundo. Conta com a abordagem de 12 cabos, ficando atrás somente de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que conta com 13 cabos.

IX.br é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet – IXP) para a interconexão direta entre as redes (“Autonomous Systems” – ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.

O IX-Fortaleza (PTT) vem demonstrando um crescimento estrondoso no tráfego, por conta da adesão de grandes players no último ano. Em abril de 2018 o IX mostrava picos de somente 50Gbps, hoje, após um ano, ao fim de abril de 2019 podemos notar picos de quase 200Gbps, demonstrando assim um crescimento de praticamente 300% em apenas 12 meses, colocando o IX como ponto de troca de tráfego mais importante do Nordeste e o 4º maior em agregado de tráfego do país.

O Internet Exchange Fortaleza é ponto comum para troca de tráfego entre 138 sistemas autônomos participantes, dentre estes participantes estão players que geram um volume de tráfego considerável, que são:

Netflix – https://www.peeringdb.com/net/457
Presente no ATM;
Peering aceito com tráfego acima de 3Gbps;
PNI aceito com tráfego acima de 3Gbps;

Akamai – https://www.peeringdb.com/net/2
Presente no ATM;
Peering aceito a partir de qualquer tráfego;
PNI não informado;

Cloudflare – https://www.peeringdb.com/net/4224
Presente no ATM;
Peering aceito a partir de qualquer tráfego;
PNI aceito com tráfego acima de 1Gbps;

Azion – https://www.peeringdb.com/net/14511
Não presente no ATM;
Peering aceito com tráfego acima de 150mbps;
PNI aceito com tráfego acima de 500Mbps;

Há uma grande expectativa quanto a chegada de outros grandes players geradores de conteúdo, onde assim, o Nordeste deixará de buscar este tráfego relevante em São Paulo ou Rio de Janeiro.

A Globo.com anunciou a implantação de seu POP, com conclusão até julho de 2019. Existe também uma grande expectativa quanto a entrada dos dois maiores players geradores de conteúdo da Internet, Google e Facebook. A Facebook já sinaliza como eminente a implantação de seu POP em Fortaleza, segundo apontam informações extraoficiais, já a Google apesar da participação na construção de um cabo submarino que liga Fortaleza ao continente Norte Americano, não há ainda rumores sobre sua ativação.

Partindo da premissa de que a Internet tem por essência ser uma rede descentralizada, o IX-Fortaleza é hoje importante ferramenta na manutenção disto no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.