NotíciasNovidadesProvedoresTelecom

AproveBrasil realiza na Praia do Futuro reunião sobre o IX-Privado

No último dia 13 de Junho em Fortaleza na sede da ProveNET na Praia do Futuro, numa reunião da AproveBrasil (Assoc. Nacional de Provedores de Internet) se reuniram vários provedores de internet com o objetivo da criação de um IX/PTT privado, onde interligará diversos provedores ao IX/PTT Fortaleza (pixes) e à Praia do Futuro (links internacionais).

Foi apresentado um resumo do Projeto, um estudo de viabilidade feito pelo grupo de trabalho para este fim e o orçamento financeiro para o projeto. A próxima fase terá cartas de intenções assinadas pelos provedores e a busca de aporte financeiro para o projeto através de financiamento, parcerias e colaboração por parte dos provedores.

O Diretor – Presidente da AproveBrasil, Paulo Fernandes, falou da importância dos provedores se unirem a este projeto, principalmente ressaltando que devem ter igualdade de condições.

“Se quisermos competir em igualdade, teremos que ter igualdade de condições”

Paulo Fernandes – Presidente AproveBrasil

O CEO da ProveNET, Roberto Cavalcante, falou da importância dos provedores estarem conectados ao IX-Fortaleza.

“Ao se conectar no IX-Fortaleza, o provedor terá além da facilidade de novos negócios, uma operação com menos latência, mais econômica e ajudará a descentralizar o tráfego nacional de São Paulo, sendo benéfico para todo o tráfego Internet”

Roberto Cavalcante – CEO ProveNET

Após a reunião, cerca de 35 Provedores de todas as regiões de Fortaleza, inclusive alguns do interior do estado foram fazer uma visita à Globenet, operadora de telecomunicações por atacado que possui cabos submarinos ligando Brasil, Colômbia, Venezuela, Bermudas e Estados Unidos. Lá visitaram toda a estrutura do Datacenter, CLS de Cabos Submarinos e o Pix Central do IX-Fortaleza.

CLS Globenet

No final da visita, os provedores também fizeram uma visita ao IDC da ProveNET, também localizado na Praia do Futuro, o IDC conta com serviços de, IP Transit, Co-location, Dark Fiber, CIX IX-Fortaleza, Private-IX e Lan2Lan.

IDC-FLA ProveNET

Uma nova reunião será marcada para mês de Julho, assim dando seguimento a este projeto que começa a ganhar corpo e cada vez mais apoiadores.

“Os provedores do início, sempre acreditaram no projeto e estão vendo as nossas ações evoluírem, mas é gratificante ver outros provedores se engajarem no projeto, bem como fornecedores se propondo em ajudar. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho correto, neutro e essencial à estes provedores”

Paulo Fernandes – Presidente AproveBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.