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Monopólio na Internet pode doer no bolso dos ISPs e dos clientes no Brasil

A AbraHosting, Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet, prevê uma alta acentuada nos preços dos serviços dos provedores associados em função da nova política de preços global anunciada pela atual empresa controladora do software de gestão cPanel.

Como ação preventiva, a entidade está incentivando seus associados a estudarem a situação, a fim de comunicar com antecedência à base de clientes, e a adotarem medidas técnicas para mitigar os efeitos da majoração. A cPanel, por correspondência aos usuários, comunicou a mudança na forma de cobrança de licenças a partir do próximo dia 1º de setembro. Essas alterações, alerta a AbraHosting, poderão acarretar altas médias de 60%, e até passando de 500% em casos de servidores com mais de 500 sites.

“Desde seu lançamento há 20 anos, a cPanel vinha cobrando uma taxa fixa de licença por servidor, sem levar em conta o número de sites nele instalados. Com a nova forma de cobrança, escalonada por número de sites (e não mais fixa), o valor da licença para um servidor com cinco sites poderá subir cerca de 25% em relação ao patamar hoje praticado. Já a licença cPanel para um servidor com 100 sites poderá subir cerca de 200%. E esse valor pode ser ainda maior em servidores acima de 100 sites”, afirma Luis Carlos dos Anjos, presidente da AbraHosting.

Provedores insatisfeitos

Diversos provedores já manifestaram insatisfação com a forma brusca como a cPanel está agindo nessa elevação de preços e sem um maior prazo para preparação. A avaliação destes associados é a de que atitude ‘pouco parceira’ da fabricante irá levar muitos clientes atuais a procurarem um caminho de migração para soluções alternativas.

Na avaliação de Roberto Bertó, diretor financeiro da entidade, no novo cenário comercial da cPanel, o provedor será obrigado a repassar os novos custos. Caso contrário, muitos contratos de clientes ficarão financeiramente inviáveis. “Como os formatos de serviços e a composição de pacotes varia muito em cada provedor, nós da AbraHosting não temos como estimar exatamente as dimensões da alta, mas é certeza de que a correção da cPanel afetará centenas de provedores e milhares de clientes que utilizam a solução e que também prestam serviço de hospedagem”, assinala Bertó.

Breve histórico do problema

Lançado há 20 anos, o cPanel é uma ferramenta Linux mantida desde a origem por empreendedores independentes que rapidamente se impôs como uma interface padrão de fato para o gerenciamento de serviços hospedados. Seu único similar com expressão de mercado é o gerenciador Plesk, sendo que a soma de ambos supera 95% de market-share na categoria de pequenos e médios provedores. Ocorre que, depois de absorver o controle acionário da Plesk, há cerca de dois anos, a empresa de investimentos Oakley Capital adquiriu também a cPanel no início do atual exercício, enquadrando os dois produtos nessa nova abordagem de preços, com escalonamento por número de sites.

Segundo Luis Carlos dos Anjos, essa consolidação radical encontra um mercado de hosting dramaticamente desprotegido, tanto no Brasil quanto no mundo. “Em vários países, os provedores de hospedagem ainda estudam como vencer esta situação com o menor impacto possível para os clientes, mas as consequências, sem dúvida, serão sentidas por todos”, completa o executivo. Ele assinala que há várias opções de produtos alternativos disponíveis no mercado, mas nenhum com a maturidade requerida para a utilização em escala.

Entre as recomendações da AbraHosting, Dos Anjos destaca a necessidade dos clientes finais de varrerem os seus contratos com provedores, visando eliminar contas e serviços improdutivos, como domínios sem uso ou websites redundantes. “O que até recentemente não doía no orçamento dos clientes, agora passará a ser notado de forma nítida nas faturas”, alerta o presidente.

Fonte: AbraHosting

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