NotíciasTelecom

Google é foco de investigação sobre concorrência desleal em empresas de tecnologia

Procuradores de 48 estados dos Estados Unidos e de Porto Rico abriram uma investigação sobre práticas anticoncorrenciais de grandes empresas de tecnologia do país, em uma ação que deve se concentrar sobre a Alphabet, dona do Google, afirmou nesta segunda-feira (9) o procurador-geral do Texas, Ken Paxton.

O foco da apuração são negócios com publicidade do Google. A empresa enfrentou acusações de que seu serviço de busca na web leva os consumidores a seus próprios produtos em detrimento de concorrentes.

Vários procuradores afirmaram durante o anúncio em Washington que a investigação é “preliminar” e que esperam ampliá-la para inclusão de questões como privacidade de dados.

O procurador Ken Paxton é quem lidera a ação, que não conta com os estados do Alabama e da Califórnia, onde fica a sede da empresa.

Uma vez elogiadas como motores de crescimento econômico dos EUA, as gigantes de mídias sociais, de buscas e de comércio eletrônico norte-americanas têm sido acusadas de abuso de poder e falhas como violações a direitos de privacidade.

No nível federal, o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio estão investigando Facebook, Google, Apple e Amazon, também por possíveis violações da lei antitruste. Outra investigação de procuradores-gerais dos EUA, anunciada na última sexta-feira (5), se concentra sobre o Facebook.

“Esperamos receber no futuro demandas de investigação semelhantes dos procuradores gerais. Continuamos a cooperar com o Departamento de Justiça, órgãos reguladores federais e estaduais nos EUA e outros órgãos reguladores em todo o mundo”, afirmou o Google na sexta. A empresa não fez novos comentários nesta segunda.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.