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5G: pesquisa mostra potencial de apps de esportes para provar diferencial da tecnologia


Segundo estudo encomendado pela Amdocs, ações de marketing, cobertura e transmissão de eventos esportivos serão a porta de entrada das operadoras para deslanchar negócios em 5G

O 5G transformará a experiência esportiva dos torcedores em estádio e em casa, de acordo com pesquisa realizada pela Ovum para a Amdcs. O estudo revela que, por diferentes razões, o setor esportivo será a porta de entrada das operadoras de telecomunicações na tecnologia 5G, especialmente porque este conteúdo atinge grande número de usuários no mundo todo.

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O interesse massivo, para grande capacidade de rede para transmissões ao vivo, o algo investimento pelas empresas de mídia e a demanda por conectividade dos espectadores e organizadores dentro dos estádios são os argumentos utilizados para justificar que os eventos esportivos serão o principal foco das operadoras móveis no lançamento das redes 5G ao redor do mundo.

Realizada junto a executivos c-level de 60 das 100 maiores operadoras móveis que já estão testando 5G, incluindo nove presentes na América Latina, a pesquisa mostra que que o tema “esportes oferecem uma grande oportunidade para a utilização do 5G, porque é conteúdo de interesse massivo e que envolve muito dinheiro”, comenta Renato Osato, vice-presidente da Amdocs.

De acordo com o levantamento, 91% das teles pretendem testar 5G dentro de estádios até o fim de 2020. E 70% declaram que eventos esportivos influenciam sua estratégia de implementação da rede 5G, sendo que 37% pretendem aproveitar algum deles para realizar o lançamento da tecnologia. Os eventos mais citados são a próxima Eurocopa (29%), as Olimpíadas de Inverno de Pequim de 2022 (29%) e os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 (26%).

Serviços digitais

88% das operadoras pretendem transmitir eventos esportivos ao vivo através da rede 5G; 70% querem ser um parceiro tecnológico para a transmissão; e 67% vão prover conectividade dentro dos estádios. Quando analisadas somente as nove operadoras latino-americanas entrevistadas, 78% planejam transmitir esportes ao vivo; 67% querem ser parceiras tecnológicas para essa finalidade; e 67% prometem conectividade nos estádios.

Perguntados sobre quais serviços digitais relacionados a eventos esportivos as operadoras pretendem oferecer com a rede 5G, o mais citado é a transmissão paga em múltiplas telas (83%), seguido por assinatura de vídeo OTT (82%), realidade virtual (63%), realidade aumentada (63%), publicidade digital (53%), transmissão ao vivo em 4K ou 8K (47%), cobertura de bastidores (30%), e vídeo OTT bancado por publicidade (26%).

Para acelerar a popularização do 5G, 43% das operadoras no mundo estão dispostas a subsidiar smartphones com essa tecnologia e 20% pretendem fazer o mesmo com headsets de realidade virtual. Entre as teles latino-americanas, os percentuais são de 33% e 22%, respectivamente.

As faixas de espectro de gama média, em torno de 3,5 GHz, são apontadas por 53% das operadoras como as principais para a cobertura de eventos esportivos ao vivo.

Para 27% das teles, o maior benefício do 5G será um aumento da receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês), enquanto 18% apontam a maior fidelização dos assinantes e 15%, a melhora da percepção da marca junto aos consumidores mais jovens.

E-sports

Esportes eletrônicos também estão na mira das teles na era do 5G. 73% das operadoras pretendem ser parceiras tecnológicas para eventos de e-sports; 55% querem transmitir campeonatos de e-sports; e 45% prometem implementar conectividade nas arenas.

Fonte: Ipnews

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