Notícias

CPqD desenvolve solução para segurança de perímetros baseada em tecnologia óptica


Sistema inovador é resultado de projeto desenvolvido com o apoio da EMBRAPII e do SEBRAE.

Uma solução inovadora para segurança de perímetros, praticamente invisível, em que um cabo comum de fibra óptica atua como sensor de vibração avançado e ultrassensível, capaz de detectar e classificar diferentes tipos de ameaças e, ainda, emitir alarmes em tempo real. A novidade é o principal resultado de um projeto desenvolvido pela empresa Alfa Sense em parceria com a Unidade EMBRAPII CPqD, que contou com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Batizada de FENCE: LITE, a solução será apresentada em primeira mão no estande da Alfa Sense na Exposec 2019 – Feira Internacional de Segurança, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista. “Estamos trazendo para o mercado brasileiro uma solução avançada, de alto desempenho, com tecnologia totalmente desenvolvida no país, o que possibilita custo competitivo em relação às soluções atualmente disponíveis, além de assistência técnica local”, afirma Hamilton Silva, diretor da Alfa Sense.

Marcos Sanches, gerente de Soluções em Sensoriamento do CPqD, ressalta que a nova tecnologia é fruto da experiência de mais de 20 anos da organização no desenvolvimento de sensores ópticos para vários setores do mercado – entre os quais se destacam energia, óleo e gás e mineração. “A parceria com a Alfa Sense vai ao encontro da tendência de fomentar a indústria nacional, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, e de levar ao mercado soluções locais, adaptadas à nossa realidade, gerando valor para o cliente e para a sociedade. Esse é, justamente, o papel da Unidade EMBRAPII CPqD em conjunto com o SEBRAE”, diz Sanches.

Hamilton Silva destaca o conceito inovador da solução FENCE: LITE, que deverá revolucionar o mercado de segurança. “Essa nova tecnologia óptica reduz muito o risco de defeitos e vandalismos em campo, pois não há qualquer elemento eletrônico em todo o perímetro; apenas a fibra óptica passiva que atua como sensor”, explica. Ele acrescenta que a solução tem instalação simples, rápida e de baixo custo, uma vez que não requer infraestrutura em campo, e ainda apresenta a vantagem de não gerar falsos positivos (alarmes falsos). “O perímetro nunca fica vulnerável, pois o sistema detecta todas as possíveis formas de intrusão, seja por meio de tentativa de escalada, corte no alambrado, quebra do muro, corte da fibra, escavação, túneis, ou outras artimanhas utilizadas pelos criminosos”, enfatiza o diretor da Alfa Sense.

Segundo ele, a tecnologia também pode funcionar em conjunto com outras soluções voltadas à proteção perimetral – como câmeras, sirenes, centrais e painéis de alarme, leitores RFID e softwares de terceiros -, o que representa um diferencial em relação a outros sistemas disponíveis no mercado.

Via: Ipnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.