NotíciasTelecom

Com 23 redes 5G em operação, discussões passam a ser sobre a segurança da rede

De acordo com levantamento da 5G Americas, a associação setorial para redes 5G e LTE das Américas, são 23 redes de quinta geração padronizadas e comerciais em operação no mundo. No relatório A Evolução da Segurança em 5G, a entidade avalia os avanços do setor em relação à tecnologia 5G para combater atuais e futuras ameaças de cibersegurança em redes sem fio comerciais.

Qualcomm faz testes com redes mmWaves 5G na Europa

A 3GPP, organização global que desenvolve as normas técnicas do setor sem fio e parceira de representação de mercado da 5G Americas, está trabalhando para normatizar estas necessidades críticas de segurança. Os padrões 3GPP para 5G abordam fatores como encriptação, autenticação, proteção de integridade, privacidade e disponibilidade de rede.

A base é uma estrutura de autenticação unificada para oferecer mobilidade integrada entre diferentes tecnologias de acesso e suporte para conexões concomitantes. Além disso, a estratégia de segurança da nova rede móvel também conta com proteção para privacidade do usuário, resguardando informações que são frequentemente usadas para identificar e rastrear assinantes.

Entre outras características de segurança do 5G estão:

-Arquitetura Segura Baseada em Serviços e isolamento de fatias para otimizar a segurança que previne contra a propagação de ameaças entre fatias da rede.

-Protocolos de SS7 e Diâmetro mais avançados para roaming.

-Inclusão de suporte nativo para a preferência segura de roaming, uma técnica usada pelas operadoras para direcionar clientes aos seus parceiros de rede preferidos.

-Técnicas mais avançadas para a detecção e mitigação de estações base maliciosas.

-E novas soluções para análises proprietárias de operadoras e fornecedores oferecendo camadas adicionais de segurança.

Para chegar nesses padrões de segurança, os especialistas que produziram o relatório da 5G Americas utilizaram aproveitaram o sucesso das boas práticas adotadas na implementação do 4G, evoluindo os conceitos para a nova realidade do 5G.

No entanto, com a crescente complexidade das redes 5G, os desafios na área de segurança agora contemplam novas ameaças e vulnerabilidades. Hoje, dispositivos ou equipamentos de usuários, redes de acesso via rádio, ameaças de mobilidade ou “periféricas”, a rede core, o firewall do secure gateway LAN, roaming, ou interfaces de ar são todos possíveis alvos de ataque. A Internet das Coisas (IoT) também apresenta uma grande superfície suscetível a ameaças.

Ainda de acordo com a 5G Americas, as redes 5G serão mais complexas, substituindo mecanismos de segurança pré-configurados com medidas de segurança dinâmicas e instâncias, que serão implementadas por sistemas baseados em inteligência artificial para responder a uma nova geração de ataques Dia Zero que utilizam múltiplos canais simultaneamente.

A entidade também introduziu um recurso sofisticado chamado fatiamento de redes, embora essa tecnologia poderia potencialmente ampliar a superfície de ataque onde um malware poderia ser introduzido. No entanto, novas proteções 5G podem isolar essas fatias em múltiplas camadas da rede e oferecer segurança de ponta a ponta com uma estrutura comum de autenticação.

Fonte: IPNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.